quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

6 sintomas fatais de crise no casamento



Vale observar, ter cuidado e atenção para cuidar do casamento e evitar surpresas indesejadas e desastrosas para a relação.

Inúmeros cônjuges são pegos de surpresa ao receber o pedido de divórcio, isso porque não deram a atenção necessária ao casamento. Muitas pessoas se sentem tão seguras depois de casadas que deixam de agir em favor de reconquistar o cônjuge a cada dia. Essa acomodação, infelizmente tão comum, corresponde a um grande erro e é uma das maiores causas do divórcio.

É por isso que vale a pena prestar atenção em alguns sintomas frequentes nos casamentos que vivem uma crise perigosa, delatada ou não:

1- Não há assunto em comum

Vocês vivem sob o mesmo teto, mas há muito tempo não conversam sobre problemas, não falam de seus sentimentos, suas realizações e alegrias? Cuidado, esse é um sintoma muito grave! A boa comunicação é elementar para a saúde de qualquer relacionamento, especialmente o amoroso. Compartilhar de seus dias, pensamentos e sentimentos cria um vínculo entre os cônjuges. Se o silêncio entre vocês tem sido intenso, busque preencher esse vazio o quanto antes.

2- Críticas constantes

A admiração deve prevalecer sempre, se você sente que seu cônjuge não perde oportunidade de criticar suas ações, atenção! O melhor a fazer é chamá-lo para uma conversa e expor de forma clara e sem dramas os seus sentimentos. Mas se é você que fica criticando, pare, pense no que pode estar acontecendo e mude seu comportamento.

3- Desleixo com a aparência

Com o tempo e o acúmulo de afazeres é, até certo ponto, normal que os cônjuges já não se importem tanto em parecer sempre arrumados e elegantes para o outro. Mas é preciso evitar o desleixo, pois uma queda drástica na aparência ou nos cuidados com a higiene pode dar a entender ao seu cônjuge que você não se importa mais com ele e, ainda pior, que não se importa nem consigo mesmo. De forma delicada é preciso tratar do assunto e mudar a postura urgentemente, pois, como diz o ditado popular: "Quem não se ajeita, por si se enjeita".

4- Situação mascarada

Estar sempre com a televisão ligada, dormir antes do cônjuge ou procurar qualquer atividade que distraia um do outro é sinal de que existe um problema que vocês estão tentando camuflar, isto é, estão fugindo de enfrentar. Se você demorar muito para "tirar a cabeça da areia" e olhar a realidade, pode ser que a surpresa seja mesmo muito grande.

5- Discutir infinitamente o relacionamento

Se você e seu cônjuge têm um problema, precisam conversar, resolver e colocar um ponto final no assunto. Mas, se ao invés disso vocês repetem a mesma conversa, o desgaste da relação é iminente. A criação de um círculo destrutivo de discussões infrutíferas é um veneno que mina aos poucos a saúde do relacionamento.

6- Falta de intimidade

Declínio considerável na afeição física é um dos sintomas mais reconhecidos de falha no relacionamento conjugal. Intimidade é o ato que permite unir o marido e a mulher, assim não é um bom sintoma se vocês não estão mostrando nenhum ou pouco interesse em manter uma vida sexual ativa. O melhor é buscar ajuda profissional para vocês entenderem o que pode ser feito para reverter essa situação.


Claro que para um relacionamento ser satisfatório, os dois cônjuges precisam se esforçar, mas também ficar esperando que o outro mude não é muito inteligente. Portanto, se você identifica esses sintomas em seu casamento, não espere que o seu cônjuge tome a iniciativa, aja você de forma que ele possa se identificar com os seus exemplos.

Por: Suely Buriasco - Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário