quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Sinto-me ignorado por meu cônjuge, o que fazer?



Se você tem sentido rejeição da parte de seu cônjuge saiba que algumas formas de chamar a atenção podem ser muito perigosas.

Você tem se sentido sozinho(a)? Seu cônjuge não tem lhe dado atenção? Parece tão absorto em seus pensamentos que mal troca palavras com você? O tempo que antes ficavam juntos foi substituído pela internet? Você já tentou falar com ele(a), mas as coisas só pioraram? Se a sua resposta à maioria dessas perguntas foi sim, chegou o momento de reverter essa situação.

Rejeição

A vida amorosa é pautada por fases boas e outras nem tanto, momentos de comunhão e, infelizmente, de afastamento, por isso é importante estar atento para perceber dificuldades e resolvê-las antes que tomem proporções maiores. Solidão e rejeição levam à frustração e raiva que são emoções muito destrutivas; pior ainda quando aliam-se ao orgulho machucado e inspiram o revide. Então cria-se um círculo vicioso que fere e, muitas vezes, aniquila a relação.

Pense no que pode ser mudado para você dar a volta por cima e recuperar a atenção do seu cônjuge. Observe essas dicas:

1- Esqueça o "olho por olho"

Por mais que você queira fazê-lo(a) experimentar o que você está sentindo, acredite: não vale a pena, você só vai conseguir ficar ainda mais machucado(a). Gosto do pensamento atribuído à Mahatma Gandhi: "Olho por olho, e o mundo acabará cego". Pode parecer mais fácil justificar nossa própria injustiça e ainda desejar vingança quando somos tratados injustamente, mas é uma questão de momento. Veja: o momento do perdão pode ser difícil, mas preconiza a libertação, enquanto que a vingança prolonga o sofrimento, pois só agrava o problema.

2- Mantenha o respeito

Uma das piores coisas que você pode fazer para chamar atenção do seu cônjuge é ameaçá-lo com o divórcio ou de "arrumar outro(a)", como muitos dizem. Além de mostrar desespero, isso só vai piorar toda a situação e, claro, o comportamento dele(a). Falta de atenção é muito mais fácil de reverter do que falta de respeito e é isso que você vai conseguir agindo assim. Você não quer a separação, ao contrário, quer que ele(a) esteja inteiro(a) com você, então repense as suas ações e não se deixe agir contra si mesmo(a).

3- Pense antes de agir

A agressividade é um caminho sem volta, melhor se manter longe dele. E eu não me refiro apenas a violência física que é a total desagregação da relação, falo ainda da violência oral; das palavras que machucam, da tonalidade e irritação colocadas na voz. Se você não se sente ouvido(a) e por isso surta, berra e esperneia vai conseguir que seu cônjuge se afaste ainda mais. Pense: o efeito é totalmente contrário aos seus desejos. Então pense muito antes de agir e não se deixe levar por impulsos agressivos.

4- Seja gentil

Quebre esse círculo de desentendimento mudando o seu comportamento, seja gentil e amável, surpreenda seu cônjuge agindo com afabilidade e delicadeza, isso sim fará com que ele(a) preste atenção em você e repense o seu próprio comportamento.

5- Prepare-se para uma boa conversa

O diálogo é a fonte mais segura de entendimento, use sem moderação, mas com responsabilidade. Escolha o momento certo e esteja preparado(a) para falar com afetividade sobre os seus sentimentos, deixe o orgulho de lado e aja com inteligência e carinho. De forma clara e objetiva exponha o que tem machucado você, peça que ele(a) ouça primeiro e depois dê a palavra a ele(a) e ouça com muita atenção. É muito provável que você perceba que não estava totalmente com a razão e isso, por incrível que pareça, provocará grande alívio na sua alma.


Agindo conforme as dicas acima você irá transformar a crise em harmonia, de tal sorte que o seu casamento sairá disso mais fortalecido e você e seu cônjuge se sentirão mais maduros para enfrentar outras situações difíceis que possam acontecer.

Por: Suely Buriasco - Família

Nenhum comentário:

Postar um comentário